quarta-feira, 5 de agosto de 2009

6ª Oficina

6ª Oficina – Língua Portuguesa





Nesta 6ª oficina fizemos a retomada dos momentos de estudo da TP 4 Unidades 15 e 16, inclusive algumas cursistas relataram gostar muito do texto “Admirável mundo louco” bem como as atividades propostas ,uma vez que o humor presente no texto atrai a atenção dos alunos. Dentre tantas propostas excelentes, as cursistas relataram gostar também da atividade 7 página 185 a partir da reportagem: “Profetas do sertão miram horizontes para farejar chuva”, pois a proposta de escrever diferentes tipos de correspondências é muito interessante e os alunos são levados a produzir diferentes textos bem interessantes e práticos. Após este momento foi relatada as práticas desenvolvidas pelas cursistas. A professora Marielle da escola Municipal Nossa Senhora Aparecida relatou ter trabalhado o texto Camping (pag. 132) TP 4, os alunos leram o texto, discutiram e inclusive alguns demonstraram nem saber da existência de se escrever em diários – os envolvidos gostaram da proposta e das atividades, sobretudo da prática sugerida de darem sequencia ao diário, individualmente.,. A seguir iniciamos o relato dos momentos de estudo da TP5, bem como a discussão sobre os temas: Estilística; Coerência textual; Coesão textual e Relações lógicas no texto. Após esta prática fizemos a socialização das experiências com o que foi aplicado com os alunos, onde as professoras puderam relatar quão rico fora o momento da prática com seus alunos.A professora Elaine Terezinha Scopel relatou ter trabalhado os textos: "Trem de ferro", "Brasil recicla menos de 5% de seu lixo urbano" e também o "Avançando na pratica da página 196" e na sua fala disse que os alunos gostaram muito destas práticas.

Logo a seguir fizemos a elaboração de quebra-cabeças para trabalhar a questão da coerência, com diferentes níveis de dificuldades para se perceber que o importante é o manuseio das “partes” para compor um todo coerente, exercitando portanto as práticas de leitura procurando estimular a observação da relação parte-todo na procura de “pistas” de significação.
Formamos ainda grupos de trabalho para elaboração de análise de textos verbais e não verbais. As cursistas foram levadas a discutir em detalhe como a coerência textual se constrói a partir da articulação entre informações do texto e experiências prévias que os leitores têm a respeito do assunto, relacionar os sentidos construídos pela linguagem verbal e pela não verbal, procurando, sempre que possível, associar análises aos conceitos e classificações.
As professoras foram incentivadas também a observar os efeitos de sentido do texto como um todo e analisar cada parte e como elas se articulam na unidade textual a partir das figuras que foram construídas nos quebra-cabeças. O relato das propostas elaboradas pelos grupos foram riquíssimos e extremamente interessantes.
Apresentamos ainda alguns slides que tratam de questões como: Estilística; Neologismo; Textos não verbais (coerência em textos não verbais); Contexto e coerência; Leitura de imagens; O “negar” em textos e anúncios – para se trabalhar com os alunos, são propostas práticas e interessantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
2007 Papeis Krista'' /Por Elke di Barros