quarta-feira, 24 de junho de 2009

5ª Oficina

5ª Oficina

Inicialmente fizemos a acolhida e partimos para a socialização dos estudos da TP4 – Unidades 13 e 14. As cursistas exploraram sobre alguns dos textos que mais chamaram a atenção, com algumas intervenções minhas e dentre as várias possibilidades destacaram-se o texto: Nossas cidades, Festas juninas e Circuito Fechado. Após esta prática fora feito a socialização do que as professoras desenvolveram com os alunos e o resultado desta prática.
Pelo relato, pude perceber quão rico e particularmente saboroso é despertar, nos alunos, o gosto pela leitura e interpretação de textos de forma significativa e envolvente.
Algumas professoras trabalharam o texto do AAA4: Circuito Fechado de Ricardo Ramos e relataram momentos de interessantíssimas práticas envolvendo os alunos , bem como a produção textual de acordo com a dinâmica do autor (Textos apresentados de maneira lógica e coesa, sem perder a criatividade).
Outros relatos que seguiram, aproveitando a época dos festejos juninos, as cursistas trabalharam em sala de aula o texto: Festas Juninas , explorando a leitura, interpretação, confecção de convites e cartazes, bem como a realização de uma “Festa Caipira” com direito a comidas típicas e caracterização.
Desenvolveram, também a prática do “Caminho da Leitura”, envolvendo pistas, olhos vedados, leitura visual , produção de textos e cartazes para análise de rótulos mais conhecidos e desconhecidos, bem como a prática de criação de enigmas em que os alunos demonstraram muita criatividade , empolgação , vontade e “brilho”.
Neste momento acredito ser importante relatar a experiência de uma das cursistas com seus alunos para que tenhamos uma idéia precisa desta prática .
Das práticas sugeridas pelo Programa para que desenvolvêssemos na oficina , vivenciamos a sugestão de práticas muito interessantes e totalmente possíveis de serem realizadas, seguindo a proposta do programa.
OBS: Tenho observado grande envolvimento de vocês curistas com o Programa Gestar II e não posso deixar de parabenizá-las pelas excelentes práticas com seus alunos.

Professora Rosemary Maia Ferreira das neves
Turma: 8º ano B
Turno Matutino
Relatório da aula envolvendo o texto Festas Juninas




A aula do 8º ano iniciou com a proposta de trabalharmos o texto "Festas juninas”
Após leitura do texto falamos sobre as questões culturais e comidas típicas das regiões, também discorremos sobre as diferentes formas de expressões lingüísticas que acontecem em nosso país. Em seguida foi combinada uma festa junina com dança e comidas típicas para vivenciar as informações colhidas no texto em análise.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
2007 Papeis Krista'' /Por Elke di Barros