segunda-feira, 10 de agosto de 2009

7ª OFICINA

7ª Oficina Unidades 19 e 20 da TP 5.


Inicialmente fizemos o relato dos momentos de estudo da TP5 – Unidades 17 e 18 (Estilística e coerência textual) e as unidades 19 e 20 (Coesão textual e relações lógicas no texto). Antes que o relato aconteça se faz necessário registrar que as cursistas demonstraram, através de depoimentos, estarem apaixonadas pelo material, pela dinâmica do curso e em especial pela proposta da TP5. Observei que há um grande envolvimento das cursistas em preparar as aulas, ampliando, muitas vezes, as propostas e/ou fazendo adaptações necessárias para serem aplicadas inclusive ao ensino médio.
Das apresentações das práticas que foram desenvolvidas com os alunos relataremos a prática da professora Elisângela Ricci (Escola Estadual Sebastião Patrício) que aplicou a Aula 3 “Brincando com os sons”. Inicialmente a professora declamou o texto Sarita, a seguir os alunos foram levados a ler o texto, incentivados a fazer os exercícios propostos e a criar rimas com palavras sugeridas pela professora para elaboração de textos poéticos. Os alunos recitaram suas composições e montaram um “Varal de poesias”.
A professora Edna Alves Macedo do CEI – Cremilda de Oliveira Viana aplicou com a 7ª série D a Aula 5. “Construindo histórias” e os alunos foram levados a perceber o estilo da escrita e a questão da coesão. Ao fazerem a prática com o texto 2 os alunos sentiram-se mais à vontade e acharam a atividade bem “envolvente” por ser histórias em quadrinhos. Com a 7ª série E , trabalhou a Aula 1 da Unidade 20 “Para organizar as informações” – Uma história sem pé nem cabeça, a professora expôs que os alunos sentiram um certo grau de dificuldade em organizar a história.
Auzilá Alves Mendes Oliveira é professora de uma escola rural chamada Massapé e somente na data de hoje conseguiu apresentar o que foi aplicado com seus alunos em conclusão da TP3 e 4. Como foram algumas práticas farei o relato de apenas algumas experiências. Com o 9º ano a professora trabalhou a produção de um poema concreto a partir da temática: Meio ambiente. Da Literatura de Cordel realizou a Aula 7 “Descobrindo a poesia de cordel”.Explicou este gênero e pediu que os alunos colocassem em ordem o texto : A mulher que vendeu o marido por $1,99.Fez a leitura com os alunos e observaram características próprias deste gênero e o humor. Desenvolveu também a Aula 1 da Unidade 11 “Descobrindo os tipos textuais”. A professora relatou que ao primeiro contato com a proposta os alunos demonstraram achar difícil realizar tal atividade, entretanto com o desenvolvimento da mesma puderam perceber e sentir que não era tão difícil quanto haviam imaginado e chegaram até mesmo a gostar da atividade. ( Éu acredito ser importante nós educadores termos a prática de propor situações desafiadoras aos nossos alunos).Aplicou também a proposta de se encontrar a sequencia de uma anedota por meio de fichas.
A professora Magda M. Zucarelli trabalhou com os alunos o conceito de estilo, exemplificações e após os alunos entenderem o que é estilística foram convidados a ir para a próxima aula vestidos a caráter para a promoção de um desfile. Ao término do mesmo os alunos foram incentivados pela professora a produzirem textos escritos revelando o estilo individual e o estilo característico da geração a qual pertencem.
As demais professoras também relataram suas práticas e todas nós pudemos perceber que esta oficina dedicada essencialmente para o fechamento dos estudos da TP5, bem como as práticas por elas desenvolvidas, foram momentos riquíssimos e interessantes.
Houve ainda a apreciação do filme “Narradores de Javé” com direito a pipoca. As cursistas demonstraram gostar do filme e ressaltaram a importância de se ouvir os “causos”, o trabalho da memória em busca das origens de Javé e a oralidade em confronto com a escrita. Histórias e memórias são construções e ocorrem num campo de disputas como mostra o filme(incluindo diferentes versões, contadas por seus moradores).

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2007 Papeis Krista'' /Por Elke di Barros