9ª Oficina Gestar II
Fizemos inicialmente a acolhida, a seguir relatamos o conteúdo desenvolvido nas unidades: 21 e 22 da TP6. As professoras relataram gostar muito desta TP sobretudo para os 8ºs e 9ºs anos. Algumas professoras destacaram a seção 2: A tese e seus argumentos por ser HQ. Outra professora relatou que as propostas contemplam a argumentação, pois é preciso expor suas opiniões e isto certamente favorece a prática da escrita essencialmente argumentativa. Após demais relatos demos início à exposição das práticas com os alunos.
Inicialmente a professora Simone da Escola Municipal São José fez uma retrospectiva das TPs e AAAs 4 e 5 e o que aplicou com seus alunos (relato rico pois a professora vem desenvolvendo excelentes trabalhos junto a seus alunos).
A professora Elaine Scoopel da Escola Municipal Mauro Weis trabalhou o texto publicitário. Os alunos foram levados inclusive a elaborar propagandas de produtos por eles confeccionados explorando a argumentação.
Professora Neuza do CEI- Cremilda de Oliveira Viana concluiu as atividades dos AAAs. Trabalhou a questão das rimas, HQ com alunos do 9º ano. Apresentou aos alunos HQs sem falas para que os mesmos elaborassem a sequência lógica da história. Houve ainda a produção de quebra-cabeças e relato argumentativo dos mesmos.
A professora Sônia da Escola Municipal Novo Horizonte aplicou atividades do AAA6- Lição 1. A mesma relatou que os alunos não sentiram dificuldades em realizar a proposta. Aplicou também o Avançando na prática da página 54 (TP6). Relatou que os alunos estão vendo com outro olhar a prática argumentativa e gostaram da prática da construção dos argumentos e o processo de avaliação dos mesmos.
A professora Marileide Logon aplicou as propostas do Gestar com os alunos do 7º ano, na Escola Municipal Mauro Weis. Também trabalhou a seção da TP6: Construção dos argumentos. Expôs que os alunos não sentiram dificuldades ao fazer as atividades 1 e 2. Marileide nos contou que os alunos gostaram da proposta por conta das tirinhas e após a interpretação, foram levados a elaborar tirinhas. Com os alunos do 6º ano a professora aplicou as atividades 7 e 8 e após a correção das atividades produziram um texto coletivo juntamente com a professora. Aplicou também com esta turma a leitura do texto de Paulo Coelho “O lápis” houve discussão e os alunos, em duplas, montaram um texto com base nas figuras que estavam nos envelopes.
A professora Auzilá da Escola Municipal Massape trabalhou quebra-cabeças. A prática de produção textual se deu individualmente.
Após este momento vimos os slides revendo a questão da argumentação e linguagem/ produção textual: Planejamento e escrita.
Lancei às professoras duas propostas:
Escolha um provérbio e construa um texto argumentativo em que a tese seja a moral.
A partir do provérbio escolhido elabora um planejamento a ser trabalhado com os alunos explorando a questão da argumentação.
Os grupos apresentaram a prática e pudemos observar que excelentes resultados se fizeram presentes pois as cursistas são criativas e dinâmicas.
Para acrescentar ao protfólio apresentei um vídeo sobre “Memorial” .
Após este momento demos por encerrada a oficina.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário