segunda-feira, 28 de setembro de 2009

10ª Oficina

10ª Oficina


Como de costume iniciamos a oficina fazendo a acolhida, a seguir lemos o texto de Décio Bragança Silva que é professor da Universidade de Uberaba : “Ler o Mundo”. Discutimos sobre o texto e demos início aos relatos dos momentos de estudo da TP 6 Unidades 32 e 24.Na sequencia, segue alguns relatos das experiências das cursistas frente ao que foi realizado com os alunos.
A professora Elaine Scoopel falou que está trabalhando a TP 6 e continuará a utilizar o material do Gestar até o final do ano letivo, nas duas aulas semanais dedicadas à produção textual. Relatou que os alunos foram levados a produzir textos coletivos a partir do texto: Longevidade do cérebro.
Professora Rosimary trabalhou a questão da argumentação a partir de um filme (ênfase na questão do meio ambiente). (Propôs também a seus alunos que confeccionassem produtos e tentassem vendê-los, inclusive montaram barraquinhas) para a realização desta prática.
Cristiane Girola, com os 6ºs anos pediu aos alunos que trouxessem propagandas explorando a questão da argumentação. Elaborou questões que levaram os discentes a perceberem a argumentação como ferramenta para se convencer o outro, montou painéis para finalizar esta prática. Com os 7º, 8º e 9º anos trabalhou HQ dando ênfase na argumentação e tese. Do texto: A velocidade do cérebro fez a leitura e a interpretação.
Professora Lourdes explorou o AAA6 (Mafalda). Lançou questões e pediu que as crianças pesquisassem a biografia desta personagem das histórias em quadrinhos. Sobre a questão da provável causa da doença do mundo os alunos foram levados a produzir textos argumentativos ressaltando a criação de parágrafos nos textos polêmicos.
Professora Edna trabalhou a questão do senso comum na defesa de idéias, a tese, argumentação e a interpretação. Relatou-nos que os alunos sentiram dificuldades em fazer esta atividade.
Magda com os 7ºs anos trabalhou alguns vídeos: Documentário sobre o Pantanal e do Globo Repórter. Após assistirem a estes, os alunos foram incentivados através de questões a fazer a interpretação/análise dos vídeos. Pediu aos alunos que trouxessem jornais e gravuras que explorassem a temática trabalhada, para este adaptou a aula 5: Da Produção à Edição.
Sônia, da Escola Novo Horizonte trabalhou o Avançando na Prática da página 54 , nos falou que a maioria dos alunos escolheu o tema Saúde e qualidade de vida. Trabalhou também a Aula 2 da Unidade 23: O índio contador de “causos”. A professora nos contou que observou problemas de coerência e coesão e que muitos ao reestruturarem o texto o copiaram na íntegra ou inverteram parágrafos (sentiu-se frustrada porque os resultados não foram os esperados. (Fizemos algumas intervenções dando sugestões e incentivo à professora).
Elizangela Ricci, com o 9º ano, levou os alunos a criarem um telejornal – coerência e coesão nos temas: Saúde e Prostituição. Fizeram entrevistas, assistiram filme, montaram slides e fizeram a leitura de livros. Os discentes também produziram textos e reestruturaram os mesmos.
Ivone terminou a TP5 (Estilos). A professora trouxe várias figuras que mostrassem estilos, os alunos as recortaram e foram levados a observar o estilo próprio de cada um dos colegas. Trabalhou o texto: Sarita- trava línguas e a coerência através de quebra-cabeças. No tocante à coerência trabalhou a 1ª atividade do AAA. Falou-nos que os alunos gostaram da proposta da Aula 3 página 45 da TP5 e que os resultados foram surpreendentes, tanto quanto das histórias em quadrinhos. Realizou ainda a Aula 6 – Organizando idéias, individualmente. Os alunos foram levados a fazer a leitura do texto e procuraram organizá-lo. Os “pequenos” sentiram dificuldades em organizar o texto, reescrevê-lo e dar um título ao mesmo.
Auzilá, com os 7ºs e 8ºs anos fez a prática dos provérbios, procurando trabalhar a estrutura lógica do texto, através dos provérbios produziram textos. Contou-nos que alguns alunos os utilizaram como tema, outros como moral. Ouve envolvimento de todos que gostaram da proposta.
A professora Formadora do CEFAPRO Senhora Mirta Garcia foi convidada a fazer uma intervenção sobre a questão do projeto que deverá ser montado e realizado até o final do curso. Foi muito rica a contribuição dada pela Formadora e tenho certeza de que várias dúvidas foram sanadas.
Após este momento demos por encerrada a oficina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
2007 Papeis Krista'' /Por Elke di Barros